Não. Mas deve ser ingerido com moderação. Já que o excesso interfere nos exames de parcial de urina e urina de 24 horas.
Sim, interfere principalmente nos resultados de triglicérides. Assim, uma pessoa que apresenta níveis de triglicérides elevados e que fez uma dieta rígida na véspera do exame poderá ter um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que comeu uma dieta rica em gorduras no dia anterior, apresentará resultados falsamente elevados.
Alguns, sim. Os antibióticos podem interferir em resultados de cultura. Os antiinflamatórios como é o caso da aspirina interfere nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Assim, é necessário informar ao atendente todos os medicamentos que estão sendo utilizados no momento. Caso um deles interfira, é importante entrar em contato com o médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Ou o médico deve considerar esta interferência no momento de interpretar o resultado.
Sim. Principalmente em testes de agregação plaquetária e curva glicêmica, o ideal é evitar o cigarro antes dos exames.
Alguns sim. Por exemplo, glicemia, creatinofosfoquinase, prolactina, alguns testes para avaliar a coagulação, entre outros. Logo, evite praticar exercícios físicos antes de fazer os exames.
Nem sempre. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e lipidograma exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.
Isso ocorre devido ao extravazamento de sangue ao redor da veia. Comum em pacientes sob terapia anticoagulante e pode acontecer em pacientes com veias finas e delicadas e também devido a falta de compressão no local da punção.
Depende do exame. Quando trata-se de exame de cultura, o ideal é que seja colhido no laboratório para ser processada assim que possível. No caso de parcial de urina a estabilidade é maior, mas mesmo assim deve ser encaminhada ao laboratório assim que possível.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.

Fale Conosco

Telefone: 44 3023 3213

Laboratório Santa Paula
Avenida Cidade de Leiria, 459, Maringá, PR

contato@laboratoriosantapaula.com.br